quarta-feira, 6 de abril de 2011

Documentário: Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário - A trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir para prestigiadas casas de leilões internacionais.
Foi premiado no Festival de Berlim de 2010 e o sétimo fime/ documentário brasileiro a concorrer ao Oscar, mas ainda não foi dessa vez. Essa co-produção realizada entre Brasil e Reino Unido que concorria na categoria de melhor documentário perdeu o Oscar para um documentário que abordava a origem da crise econômica de 2008, porém não deixou de marcar pela sua simplicidade e grandiosidade, que sem dúvidas mexeu com a cabeça de muita gente. Sem dúvidas um filme chocante emocionante e visceral que mostra a realidade de poucos e o papel fundamental de pessoas que além de viver do “lixo” possuem um papel fundamental na preservação do meio ambiente.


Sinopse:
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

O filme teve como em foco a ideia de causar no mundo um efeito transformador de hábitos e pessoas e se tornar mais revelador a cada minuto que passa, mergulhando em um universo sem precedentes com personagens pobres socialmente, mas ricos de espírito, divertidos e, fundamentalmente, emocionantes.

No intuito de montar quadros gigantes de sucata, aproximar os catadores de lixo da arte e ver como isso poderia mudar suas vidas, o Diretor vai estreitando seu relacionamento com estes “atores” e deixando o espectador fazer parte dessa nova realidade que bate na porta de cada um deles.
A história vai crescendo e você, claro, vai fazendo cada vez mais parte dela. Não só porque aquele lixo poderia ser seu, mas porque é extremamente difícil não se sensibilizar com o resultado do trabalho, um luxo absoluto.

Com uma boa trilha sonora, a edição perfeita monta uma história com começo, meio e final feliz de uma triste realidade que teima em não mudar.
Imperdível, chocante e emocionante vale a pena conferir!

Veja o trailer:

2 comentários:

  1. *.* Como sempre arrasando nos post que faz. Esse documentário é excelente, e todas as pessoas do mundo deveriam assistir.

    Mandou muito bem Lord, excelente textos. =D

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Guedes!
    "causar no mundo um efeito transformador de hábitos", o mundo realmente precisa disso.

    ResponderExcluir