segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Formigas são tão ou mais perigosas para a saúde que as Baratas

Por ter melhor aparência, ser amigável, ser pequena, muitas vezes achamos que não faz mal. Porém não se engane, as formigas, são tão ou mais perigosas para a saúde que as baratas... 

Formigas não têm aspecto nojento e não causam temor por serem pequenas e bonitinhas, mas, no entanto, elas têm a mesma capacidade de contaminar alimentos e ambientes com agentes patogênicos que as baratas e são ainda mais difíceis de serem eliminadas. Além de, pelo tamanho, conseguirem ir a lugares tão pequenos onde as baratas jamais conseguiriam chegar. 

Segundo a Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), As formigas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso são vetores mecânicos de organismos patogênicos encontrados nesses locais, que podem acarretar doenças diversas, principalmente as relacionadas com problemas gastrointestinais, como diarréia e vômito. 

Nós não nos importamos com as formigas o tanto quanto com as baratas pelo simples fato de achar que as baratas são mais nojentas, pois se a pessoa vê uma barata em um pão, com certeza jogará o pão fora e procurará descobrir se há uma infestação. Porém se a pessoa encontra um bolo cheio de formigas, em geral, apenas tira as formigas ou corta a parte onde elas estavam e não se preocupa com o risco de contaminação nem de infestação. 

Se ainda você não está convencido sobre como as formigas são perigosas para a saúde, faça o seguinte teste: 

Mate uma barata bem asquerosa e deixe no local uns instantes, após isso veja o que apareceu em volta daquela barata, com certeza não apareceram outras baratas e sim um monte de formigas bem amáveis que em seguida irão fazer uma visita no seu pedaço de bolo... 


Mas o objetivo desse post não foi incentivar o extermínio de formigas e baratas, pois elas têm importantes papéis na natureza, porém fique atento! 



PAPEL DA BARATA 

Se fossem eliminadas, as urbanas, não fariam mesmo muita falta. Mas a gente nem imagina que as baratas que vivem na natureza têm uma função importante: elas se alimentam de restos de animais, excrementos de aves e material vegetal em decomposição. E essas atividades são essenciais para manter a floresta viva 


PAPEL DA FORMIGA 

Elas atuam como jardineiras da natureza: escavam o solo, ajudam a ventilá-lo e espalham sementes. Além disso, comem animais vivos e mortos. As formigas estão entre os principais predadores de outros insetos. Se fossem extintas, com certeza aumentaria a população deles, com reflexos negativos para o homem. 

2 comentários:

  1. Que dó! que dó! não tinha atentado pra isso de como as formigas podem nos trazer doenças...
    Parabéns*-*

    ResponderExcluir
  2. Ahhh.... e eu que cresci escutando o seguinte: Pode comer as formiguinhas menino, faz bem para as vistas!!! Sendo que na verdade faz é mal pra saúde. =/ sempre reparei que elas carregam os bichinhos mortos que acham, mas nunca me toquei que elas podem passar doenças.

    ResponderExcluir