sábado, 3 de setembro de 2011

Ser Biólogo: Acreditar Na Imortalidade Da Natureza


Ser Biólogo significa estudar a vida em suas diferentes formas de expressão e lutar pela preservação das espécies, do meio ambiente, da cultura e da sustentabilidade, ou seja, tem coisa mais importante que isso? 



Se você acha que ser biólogo é fazer revoltas por causas ambientais, virar hiponga e se embrenhar no meio do mato, você está extremamente enganado!!! 

Um papel árduo, pois são diversas as áreas de atuação: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente, monitora qualidade de nossas águas, recombina DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas e, acima de tudo luta pela proteção e preservação de nosso planeta. 

...O biólogo tem como princípio ético a defesa da vida em todas as formas. 

...A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, atualmente, realizada em grande parte por biólogos. 


...Técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas e na preservação ambiental. 


...Grandes descobertas da ciência têm como responsáveis profissionais ligados à Biologia.
...A Teoria da Evolução e a descoberta do DNA são bons exemplos da importância do biólogo para o desenvolvimento da humanidade. 



Agora o lado triste da profissão: 

Alguns vivem de bolsa, seus projetos encaminhados para financiamento às vezes são indeferidos. Alguns fazem mestrado e doutorado sem bolsa, outros fazem estágio voluntário pra engrandecer currículo. Estamos cansados de tentar achar nossa profissão nos editais de concursos públicos e não achar mesmo sendo habilitado para tal e quando aparece vaga é uma ou cadastro de reserva. Nossos amigos de profissão trabalham em outras profissões ou fazem bico para completar o salário. Muitos acabam em uma sala de aula mesmo sendo um bacharel e não gostando de lecionar...






Juramento:

"Juro pela minha fé e honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz"




Parabéns Biólogo! Pela sua dedicação o Planeta agradece!
03 de Setembro Dia Do Biólogo ")

2 comentários: