quarta-feira, 14 de março de 2012

Hã? Rio + 20? WTF ?

Em Junho de 2012 o Brasil será sede da Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Rio de Janeiro.

Objetivo

Renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes 

Qual a importância dessa Conferência? 

Líderes de 193 Países que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores se reunirão para discutir formas de como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. 

Por que a Conferência recebeu o nome Rio+ 20? 

Pois o evento acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a ECO 92, com o objetivo de debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente. Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. 


"A ECO 92 gerou a criação de importantes documentos como a Agenda 21, as Convenções da Diversidade Biológica e do Clima e a Carta da Terra"

Durante a ECO 92 uma menina de apenas 12 anos, Severn Suzuki, emocionou o mundo com seu depoimento no qual pedia aos adultos que respeitassem o o planeta que eles deixariam para as futuras gerações – Assista o vídeo do depoimento da garota a seguir. 

A Conferência terá dois temas principais: 

§ A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e 

§ A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil.

No mesmo período da Rio+20, o Rio de Janeiro sediará, também, a Cúpula dos Povos : um evento que contará com debates, palestras e uma porção de outras atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil como ONGs e empresas. 

Saiba mais sobre a Cúpula dos Povos clicando aqui

O tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já está meio batido e muita gente desanima em não ver resultados imediatos e nem envolvimento da sociedade, mas a ideia de que todos as esferas da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos sempre será de grande valor e importânia para as gerações presentes e futuras. E mesmo quem não participar dessa reunião pode ajudar, pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra. 

Você também pode colaborar para um Planeta mais Sustentável mudando seus pensamentos e atitudes, basta querer !!! 


Saiba mais sobre o evento clicando aqui 

Rio + 20 nas redes sociais Twitter - Facebook


Por: Guedes, F.L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário