terça-feira, 8 de março de 2011

Luján, Um Zoológico Diferente Onde Homem e Animal Se Entendem

A interação homem-animal tem sido abordada pela sociologia, psicologia, antropologia, medicina veterinária e outras ciências. Ter um bicho de estimação pode não ser apenas uma questão de lazer ou de companhia. A medicina está descobrindo que eles também podem ser benéficos para a saúde humana. Estudos mostram que pessoas, ao interagirem com animais, constantemente tendem a apresentar níveis controlados de estresse e de pressão arterial, além de estarem menos propensas a desenvolver problemas cardíacos.




E quando a interação entre homem e animal ocorre com animais silvestres dentro de um zoológico?

"O sonho da infância, onde não há limites nem distância entre o humano e animal, está bem presente e ao alcance de todos, ou pelo menos de quem pode dar um pulinho até a Argentina. No zoológico de Luján, pequena cidade no interior da Argentina, é possível ter contato direto com animais selvagens. Apesar de “selvagens” os animais são dóceis e podem ser tocados pelas pessoas."


 
Muitas vezes os zoológicos são criticados pelas pessoas que acreditam ser errado manter animais presos em cativeiro, mas outros argumentam que os zoológicos podem ajudar na preservação dos mesmos embora deslocados de seus ecossistemas naturais, tendo suas posições na rede alimentar rearranjadas por humanos.


Os zoológicos possuem vários objetivos, dentre os quais estão a pesquisa, a preservação e a educação, sendo que a diversão é o menos relevante. Assim os zoológicos têm o papel de proteger os animais em vez de explorá-los.

O zoológico de Luján é um desses lugares raros e quase únicos no mundo. Portanto, recebe visitas de pessoas do mundo inteiro. Claro que o zoológico em questão, apesar do lado bom, gera também muitas controvérsias. Uma delas é que pode ser perigoso para as pessoas. Entretanto, cabe aqui esclarecer que os animais que lá vivem, são nascidos em cativeiro e criados com muito carinho e em constante contato com pessoas, de forma a se tornarem extremamente mansos.





A direção do zoológico lembra também que os animais, principalmente os filhotes, devem ser respeitados em seus horários de alimentação e descanso. Quanto aos outros animais são todos controlados sanitariamente para evitar transmissão de qualquer enfermidade e são sempre monitorados por um guia junto aos visitantes.

Portanto, quem for à Argentina, um dos melhores passeios e certamente inesquecível é Luján, é a única forma que alguém tem de ficar tão próximo de um animal selvagem e abraçar, passar a mão e sua cabeça e lhe fazer carinho como se fosse um simples animal de estimação.


Maiores informações pelo site oficial do zoológico: zoolujan

Por: Guedes, F.L.

4 comentários:

  1. Eu quero ir! *_*
    Excelente texto Guedes. =D

    ResponderExcluir
  2. Show de bola o lugar e o texto :) Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! boa dica pra quem gosta de animais e vai a Argentina ! muito bom \0/

    ResponderExcluir
  4. deu uma vontade de abraçar um leão shaushaushuahsuahs

    ResponderExcluir