segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Introdução de Espécies Exóticas na Natureza

São espécies que não são nativas de um determinado lugar, ou seja, uma espécie que é introduzida em uma área onde não existia originalmente. Sem seus predadores naturais, as espécies exóticas são consideradas a segunda maior causa mundial de extinção da diversidade biológica, ficando atrás dos impactos destrutivos dos homens. O problema ocorre quando animais, plantas e microorganismos de um determinado lugar são levados para outro onde não há predadores para limitar sua população. Afetando assim o ambiente, a economia e a saúde. 



Não entendeu? Veja essa história!

Certo dia João fez uma viagem e encontrou 2 sapinhos bonitinhos e coloridinhos ai resolveu trazê-los para o Brasil e criá-los, porém ele teve que mudar para um apartamento e viu que não poderia mais criá-los, ai resolveu deixá-los livres de novo, afinal que mal poderia haver em saltar os bichos no ambiente? Pra eles seriam ótimo e ficariam livres! Certo? Não, certo seria se ele estivesse no país de origem desses sapinhos... Os sapinhos quando se sentiram livres ficaram muito felizes e logo procuraram desbravar o novo ambiente... Que por sinal este novo ambiente era muito bom pra eles, pois não havia predadores e logo se tornaram topo de cadeia, sendo assim, eles trataram então de dominar o ambiente e se reproduziram muito rápido... 
Os sapinhos coloridos se alimentavam muito e tinham como concorrentes os sapinhos descoloridos que já moravam ali há algum tempo. Essa espécie de sapos tinha um predador temido que, as cobras da região, sendo que estas cobras não comiam os coloridos, pois eram muito espertas e sabiam que quando uma espécie tem muita cor é um sinal de perigo. 
Com a concorrência pelo alimento com os sapos coloridos e pela sobrevivência com as cobras, aos poucos a espécie descolorida foi extinta, porém essa espécie (extinta) se alimentava de insetos que se comiam a vegetação do local e a espécie de sapos coloridas não gostava desses insetos, pois eles eram amargos e com isso a população de insetos cresceu e dizimou a vegetação. As cobras também sentiram falta da espécie de sapos pálidos e foram tentar comer os coloridos, e por eles serem venenosos as cobras começaram a morrer de indigestão e como as cobras começaram a sumir aumentaram também a população de roedores e consequentemente eles dizimaram os ovos dos ninhos das aves do local. 
E como as plantas estavam sendo dizimadas e seu ovos também, as aves resolveram migrar e deixar o local e sendo assim as sementes que as aves disseminavam ao se alimentaram deixaram de brotar e o ambiente ficava cada vez mais deserto e sem vida. 
Sem novas plantas o solo ficou pobre e os insetos morreram também. 
O lago que tinha nas proximidades do local secou com o assoreamento devido a falta da mata ciliar e os sapos coloridos já não tinham mais alimentos e continuavam topo de cadeia e começaram a praticar canibalismo os roedores resolveram migrar para a cidade devido à falta de alimentos. Quando o último sapo comeu o penúltimo este ficou só no deserto, foi quando apareceu uma criança e disse: Que sapo bonitinho mamãe! Posso levar para casa? Claro filha!

 ... Continua ... 

Todo mundo já ouviu falar de alguém que comprou ou ganhou um animal e depois de certo tempo resolveu que não queria mais ele. Até aí tudo bem, mas tem que saber lidar com esse arrependimento. Sendo assim o que “Não” se deve fazer, de maneira alguma é soltar estes animais num ambiente diferente do seu local de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário