sexta-feira, 15 de julho de 2011

Você Paga Por Cada Gota de Água

Independente se a água foi usada ou desperdiçada, você paga por cada gota de água que sai da sua torneira. A água potável que chega a nossa residência é produto de um longo e lento processo de tratamento de forma que a sua conservação deve ser seguida por todas as pessoas. 


O que muita gente não tem consciência é que a água que abastece nossas casas não aparece do nada como se fosse mágica. A água que consumimos atravessa quilômetros de tubulações depois de ter passado por um longo e lento processo de tratamento que demanda tempo e dinheiro. 

A tarifa de água tratada vem aumentando nos últimos anos devido o consumo ter aumentado e a disponibilidade ter diminuído. E por ser um recurso “farto” dificilmente as pessoas dão a atenção devida, pois 24 horas por dia a maioria das pessoas tem água na torneira dentro de casa. Porém isso não é a realidade de todo mundo, a região do semiárido brasileiro, por exemplo, ocupa 10% do território nacional e abriga população de 21 milhões de pessoas. Na maior parte do ano falta água, já que a ocorrência de chuvas é escassa e irregular e a água subterrânea, extraída de poços, é imprópria para consumo devido ao alto teor de sal. Em outras cidades já existe racionamento e escassez. 

A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício que chega entre 50% e 70% nas cidades, e sem muitos cuidados com a qualidade. 


Mas... No Brasil há tanta fartura de água doce... Devemos nos preocupar??? 

O Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo. Mas embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País. 

A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água. 

Parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável, em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água. 

Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. 


Pra quê se Preocupar com Isso? 

Pelo simples fato de TODAS as formas conhecidas de vida precisarem de água, pelo fato de no nosso corpo ela ser o principal constituinte (entre 70% a 75) e também por ser um componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo, por exemplo. 

Pense Bem! 

Cada gota de água que você conserva você reduz o valor de sua conta de água e consequentemente quando você usa menor quantidade de água o gasto com sanitização também é reduzido. Assim, pode-se ver que um simples programa de conservação ajuda o ambiente, aliviando o impacto da purificação, estocagem, distribuição e tratamento da água. 


Por: Guedes, F.L.

“Alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável” 

Um comentário:

  1. Concordo, pois é um recurso renovável que pode ser esgotado em relação a potabilidade... Mas o problema é colocar isso na cabeças das pessoas #FIKDIK Gostei

    ResponderExcluir