terça-feira, 26 de março de 2013

Animais Silvestres. Se Ninguém Compra, Ninguém Caça, Ninguém Vende


Os animais silvestres são aqueles que vivem livres na natureza e não tiveram seus comportamentos alterados pelos seres humanos, como os domésticos. Esses animais são indispensáveis para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas. Servem de alimentos, como dispersores de sementes e controlam as populações para que algumas espécies não se tornem pragas.



"Manter animal silvestre em cativeiro é crime, caso você não possa comprovar sua origem, principalmente se foi adquirido através de traficantes ou contrabandistas"


O animal silvestre vivendo em cativeiro perde sua capacidade de viver na natureza e não pode ser solto sem o acompanhamento de um especialista.


Caso você possua um animal silvestre irregular procure o órgão ambiental mais próximo, pois sua entrega voluntária não implicará em penalidades. 


O tráfico internacional de animais silvestres só perde apenas para o tráfico de drogas e de armas. Sendo que 95% do comércio de animais silvestres é ilegal e cerca de 80% dos animais não chegam vivos no seu destino final. Depois do desmatamento o tráfico de animais é considerado a maior causa de extinção de espécies. 



"Ao ver animais silvestres sendo vendidos lembre-se de tudo que leu aqui e que a natureza precisa mais deles que você. Quando pensar em ter um animal de estimação lembre-se que há milhares de cães e gatos esperando a adoção"



Denuncie o tráfico clicando na figura abaixo:




Por: Guedes, F.L.

3 comentários:

  1. Boa tarde Guedes. Meu comentário não vem a ser sobre o assunto tratado a cima. Gostaria que você, como biólogo pudesse auxiliar na minha escolha profissional. Sou estudante e termino o ensino médio este ano, pensei em fazer biologia ou zootecnia. Porem surgiu também entre minhas opções a biologia marinha. Indicações me disseram que a biologia é a melhor alternativa, já que abre outras portas. Tendo assim a oportunidade de iniciar zootecnia para uma especialização. Poderia me indicar qual seria a melhor alternativa ? Agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lauriele,
    Bom indicar uma alternativa fica complicado, mas o curso de ciências biológicas é um curso bem vasto e você poderá seguir após o curso uma área que você tiver mais afinidade EX: botânica, zoologia, limnologia, micologia, a parte de saúde humana também , entre outras.

    O zootecnista atua mais na cadeia produtiva animal ex: a área de nutrição e alimentação, melhoramento genético e administração na criação de animais. E o biólogo estuda os seres vivos no modo geral.

    Dentro do curso de biologia tem a parte de ecossistemas aquáticos no qual você poderá se identificar ou não com biologia marinha.

    Não sei aonde você mora, mas também em algumas faculdades existe o curso de oceanografia.

    Sendo assim você tem que ver o que é mais interessante para você, pois não há uma MELHOR alternativa e sim uma afinidade, pois independente do curso que você vai escolher se você gostar de verdade será um boa profissional e não lhe faltará oportunidades no mercado.

    Boa sorte ! Seja bem vinda ao grupo de pessoas que se preocupa com a natureza :)

    meu email: f_l_guedes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já conhecia um pouco sobre zootecnia, que era minha ideia desde o início. Mas ainda desconheço algumas áreas da biologia e tenho um pouco de receio em aprofundar. Pensei também em biologia marinha. Mas os três estão bem ligados pelo que entendi e o curso de ciências biológicas abrange a zootecnia e a marinha. Sendo assim, acho que será essa minha escolha.

      Agradeço sua atenção em me ajudar. (:

      Excluir