quinta-feira, 14 de abril de 2011

Filme/ Animação “Rio”

Nunca um filme Hollywoodiano retratou tão bem nosso País e nossa Fauna de maneira carinhosa destacando elementos de nossa cultura e paisagem, sem denegrir a imagem do Rio de Janeiro. O diretor brasileiro Carlos Saldanha, radicado nos EUA, um dos criadores da série “A Era do Gelo” enfrentou um grande desafio ao desenhar a capital carioca inteira com precisão e cuidar dos detalhes dos personagens, em sua maioria animais.


Sobre a Animação
Rio, produção norte-americana, conta-nos a história de Blu, uma Ararinha azul macho, que é retirada do Brasil rumo aos Estados Unidos ainda filhote através do tráfico de animais silvestres. Já adulto é trazido ao Rio de Janeiro para acasalar com a última fêmea de sua espécie e acaba sendo sequestrado por criminosos...

É o tipo de filme que concretiza uma aproximação cinematográfica entre o Brasil e o mundo de forma que não se venha ter aquela visão forçada, de fora para dentro, que estamos acostumados a ver nos filmes que tentam retratar o Brasil.

Ao colocar aves da fauna brasileira como protagonistas de sua história, o diretor conseguiu com seu filme envolver o público e mostrar o Rio de Janeiro de um dos melhores pontos de vista possíveis.
Sobretudo o filme foi honesto ao não ignorar os problemas como a pobreza, as favelas, o menino de rua, os traficantes de animais silvestres, a extinção de espécies tudo isso num perfeita combinação entre realidade chocante e a delicadeza emocionante.



Veja o Trailer:


*Como biólogo cabe-me explicar alguns maus entendidos do filme:

Sobre a Ararinha-Azul

Realmente é uma ave considerada extinta na natureza possuindo apenas 78 exemplares em todo o mundo (em cativeiro), o que a torna uma das mais raras espécies vivas, por isso é também foi uma espécie extremamente procurada pelo tráfico de animais.
Essa espécie possui características especiais, pois ao longo de sua vida têm apenas um parceiro, formando casais fiéis por toda a vida. Se algum deles morre, o outro permanece sozinho ou apenas se integra a um novo grupo. O  que torna essa espécie extremamanete vulnerável.

...Porém a história se passa no Rio de Janeiro, mas essa espécie só ocorre na região do Nordeste brasileiro, em especial nos estados da Bahia, Piauí e Maranhão e áreas úmidas do sertão.

...Outra informação é que todo pássaro é ave, mas nem toda ave é pássaro... No filme o Blue, uma Ararinha-azul, é uma ave pertencente à família dos Psitacídeos (Arara, Periquito, Papaguaio, Calopsita, Catatuas e etc...) e portanto não é um pássaro pois os pássaros são os da família do Passerídeos que são geralmente aves de pequeno porte (Pardal, Canário, Sabiá e etc...). E o filme costuma se referir de forma geral às aves chamando-as de pássaros. Porém O termo “pássaro” se aplica melhor às aves pertencentes ao grupo dos Passeriformes, dentro da Classe Aves que não é o caso do personagem principal.

...Outro comentário é que infelizmente as aves encontradas no Rio de Janeiro na atualidade não é tão rica e abundante quanto no filme, e nem são tão vistas  na natureza, infelizmente.





Essas espécies são alvo também de contrabando, os psitacídeos (Ararinha-azul e afins), pois são algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido. Quando criadas à mão, facilmente se tornam mansos e excelentes animais de estimação. Têm a capacidade de imitar com grande exatidão todos os tipos de sons, incluindo palavras.




Na minha opinião muita gente irá resolver visitar o Rio de Janeiro depois de ver este filme o fato é que essa animação foi muito bom para o Brasil, melhor até de que todas as campanhas oficiais que foram feitas nos últimos anos…Destaco também a trilha sonora, gráfico, fotografia e elenco de dublação que tornou ainda mais excelente esta obra.

" O Rio de Janeiro Continua Lindo "


5 comentários:

  1. Own*** que filme lindo só pelo trailer já vi que vai ser bom! Eu tô só esperando as minhas amigas decidirem ir comigo! =)

    Gostei de saber sobre a diferença entre ave e pássaro \o/

    Parabéns excelente texto!!1

    ResponderExcluir
  2. Finalmente o Brasil saiu bem numa fita de Hollywood, eu quero ver esse filme.
    Excelente essa diferença entre ave e pássaro, não sabia que existia!

    ResponderExcluir
  3. Ownnn eu vi esse filme com mais 2 amigos, adoreiii
    Esse é o Brasil saindo bem na fita!
    Ótimo post, Lord *-*
    mil beijos

    ResponderExcluir
  4. Ler teu post me deixou com mais vontade de ver o filme. Vc tem um incrivel olho crítico gueds... =)

    Vou acompanhar fielmente seu blog. o/

    ResponderExcluir