domingo, 19 de junho de 2011

Alimentar Beija-Flores? Eis a questão!


Realmente é muito gratificante ter a visita constante em sua casa desta magnífica ave colorida e brilhante, considerada uma máquina de voar, pois chega a bater as asas mais de 70 vezes por segundo,  e é a única ave que é capaz de voar para trás. 

Alimentação 

Um Beija-Flor se alimenta de 10 a 15 vezes por hora, pois necessita de muita energia para manter suas atividades físicas e sua temperatura corporal, sendo esta energia obtida através do néctar das flores. Algumas espécies chegam a visitar cerca de 2000 flores por dia. Se ingeríssemos, proporcionalmente, a mesma quantidade de açúcar que o Beija-Flor necessita, seríamos extremamente diabéticos. Além do néctar, alimentam-se de pequenos insetos, aranhas e pólen, garantindo assim proteínas para suas estruturas musculares. 



O uso de Açúcar Comum ou Mel em Bebedouros para Beija-Flores

O uso de açúcar comum ou mel em bebedouros para Beija-Flor é condenável, pois são produtos que fermentam rapidamente, podendo contaminar as aves com fungos que causam uma micose na boca e podem levá-los à morte. A higienização dos bebedouros é fundamental para garantir a saúde já que os fungos se formam em frascos sujos. E se a água com açúcar não for trocada diariamente, irá se fermentar. 


Outro ponto que se deve ser considerado é que na natureza o Beija-Flor desempenha um importante papel na polinização das plantas e o tamanho e formato do bico pode variar em função do formato da flor que costumam visitar. Dessa forma, dependendo da espécie, pode deixar de polinizar aquela flor que tem o formato específico para o tamanho daquele bico. 






"Por ter alimento fácil, essas aves se acostumam com esta facilidade e perdem suas características naturais ficando dependentes e mais próximas dos seres humanos, sendo isso uma grande ameaça. Existem relatos científicos de Beija-Flores que visitaram por mais de 5 anos o mesmo alimentador"




Solução Para Quem Quer Manter a Garrafinha Alimentadora 

Já existe no mercado um composto em alimentação para Beija-Flores. O Néctar é formulado com uma mistura ideal de açúcares, muito atrativa e similar ao néctar encontrado na natureza. Apresenta rápida assimilação e transformação em energia. Trata-se de um produto estável cuja solução preparada no bebedouro pode permanecer disponível para as aves por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias. Fornece também vitaminas necessárias à boa saúde dos pássaros e à resistência às doenças. 

Pense Bem 

Animais, todos eles, gostam da rotina diária, e com comida e água à vontade todo dia no mesmo lugar e horário, acostumam-se com a facilidade, portanto, colocar um bebedouro implica em assumir e manter um compromisso extremamente sério, pois a estabilidade de uma população é sempre definida, em primeiro lugar, pela estabilidade do fornecimento de alimentos de qualidade. 


Alimentar a um animal implica em compromisso. Muitas vezes quem faz isso não entende que está interferindo no curso normal da natureza e que se retirar essa oferta de alimentos, vai interferir ainda mais. Portanto, se possível, ofereça mais flores e menos água com açúcar. Se possível, mesmo fornecendo a água como se deve, não deixe de plantar espécies que alimentem esses seres voadores. Assim sua casa irá ficar ainda mais bonita com a exuberância das flores naturais aliadas ao luxo e elegância dos Beija-Flores.


2 comentários:

  1. Também concordo que não se deve alimentar beija-flor, mas o problema é colocar isso na cabeça da minha vó ! rs

    ResponderExcluir
  2. Concurso de fotografias de beija flores. Participe.
    Acesse o regulamento em www.elasecomodas.com e concorra a prêmios.

    ResponderExcluir