sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Deixa o menino brincar! Não se preocupe com a sujeira!

Pesquisas científicas confirmam que o cuidado extremo com a higiene das crianças não dever ser levado tão a sério, sob pena de expô-las a alergias e infecções. 


Com o mundo moderno fica cada vez mais raro ver as crianças subindo em árvores, construindo castelo de areia ou brincando com terra, pois os pais acham que viver em um mundo separado da rua por grades e muros altos é bem mais seguro e protegido, afinal os filhos não gostam dessas coisas e são felizes em seu apartamento por ter computador e vídeo game. Esse jeito de se divertir tem inibido que a criança se torne mais sociável e aprenda a respeitar, desde cedo, o meio ambiente, além de criar anticorpos essenciais pra seu desenvolvimento. 


"Entre 0 e 2 anos, é muito importante que a criança conheça diversas texturas para desenvolver o tato. Brincar na terra é uma forma gostosa de aguçar esse sentido nos pequenos" (Revista Crescer Globo) 

Muitos pais de 1ª viagem levam as mãos à cabeça ao ver seus filhos atropelar as regras básicas de higiene ao comer a bala que caiu no chão, pular em poças de lama ou passar a mão no chão, cenas como essas parecem representar risco de contrair doenças por meio de bactérias associadas à sujeira. 



Cientistas apontam que muitas vezes o inimigo está no excesso de higiene, e não na falta dela. Segundo esses estudos, o exagero no esforço de manter a criança afastada das bactérias com que ela depara no seu dia a dia pode minar as resistências do organismo e abrir caminho para as doenças que se quer evitar. 

Um exemplo são as moléculas do Staphylococcus epidermidis, uma bactéria já bem conhecida e inofensiva presente na superfície da pele humana, agem sobre as células da epiderme para bloquear os processos inflamatórios. Essa ação evita que pequenos ferimentos infeccionem. Ocorre que as bactérias Staphylococcus epidermidis são destruídas por desinfetantes, detergentes e sabões. 

A pesquisa americana confirma que até os 5 anos de idade, quando o sistema imunológico da criança está em fase de amadurecimento, o contato com bactérias traz dois benefícios: prepara o corpo contra alergias e previne doenças autoimunes. 


Confira uma matéria sobre o tema publicada na BBC clicando: Aqui



Os limites da cautela 

O que dizem os médicos sobre... 

...comer um alimento que caiu no chão
"Depende do chão. Em casa, dificilmente a criança vai contrair alguma doença por isso "

...brincar na areia do parquinho ou da praia
"A única precaução é evitar areia por onde circulam animais. As fezes de cães e gatos podem transmitir várias doenças "

...passar um dia sem tomar banho
"Não faz mal, desde que a criança não tenha estado em locais contaminados, como hospitais "

...brincar e dormir com animais de estimação
"Evitar lambidas do animal perto dos olhos, nariz e boca, sob risco de contrair conjuntivite e terçol e de ter diarreia"

Por: Guedes, F.L.

2 comentários:

  1. Sou papai de 1ª viagem! meu filho tem 1 e 9M e curti muito sua matéria e já mostrei pra dona encrenca, que não acreditou ! rs mas olhamos várias matérias sobre o tema , inclusive do Dr Bactéria, ela morre de medo de colocar o garoto no chão rs =]

    ResponderExcluir