terça-feira, 1 de novembro de 2011

Projeto Peixe-Boi, Ilha de Itamaracá - PE

Os peixes-bois constituem uma designação comum aos mamíferos aquáticos. Possuem um grande corpo arredondado, com aspecto semelhante ao das morsas. São animais de hábitos solitários, raramente vistos em grupo fora da época de acasalamento. 

Todas as espécies encontram-se ameaçadas de extinção e estão protegidas por leis ambientais em diversas partes do mundo. No Brasil, o peixe-boi é protegido por lei desde 1967 e a caça e a comercialização de produtos derivados do peixe-boi é crime que pode levar o infrator a até dois anos de prisão. 


No Brasil há duas espécies de peixe-boi: o peixe-boi marinho que se encontra criticamente ameaçado de extinção, e o que vive nos rios amazônicos, considerado como vulnerável à extinção. Calcula-se que existam cerca de 500 peixes-boi marinhos na costa brasileira, não existem estudos ou pesquisas que revelem estimativas populacionais para o número de indivíduos de peixes-bois da Amazônia. 

Sobre o Projeto 

Com o risco de extinção dessas espécies o Governo proibiu sua caça e criou em 1980 o Projeto Peixe-Boi desenvolvido pelo CMA (Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos) com sede na Ilha de Itamaracá, Pernambuco. O projeto dedica-se à pesquisa, resgate, recuperação e devolução à natureza do peixe-boi. 

Para cumprir sua função, o Projeto resgata, reabilita e reintroduz peixes-bois no seu habitat natural. A reprodução e o nascimento de filhotes em cativeiro também são elementos importantes desta estratégia. Existem exemplos vitoriosos de animais que passaram por este processo, foram reintroduzidos e hoje são monitorados diariamente pela equipe técnica do Projeto através da rádio-telemetria. 

Para saber mais sobre o projeto clique na figura 

O projeto está aberto para a visitação, onde podem ser vistos inúmeros peixes-bois. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário