sábado, 9 de junho de 2012

Pegada Ecológica? Que Marcas Você Quer Deixar no Planeta?

A nossa caminhada pela Terra deixa marcas "pegadas" no meio ambiente. E essas pegadas dizem muito sobre quem somos!


A partir das pegadas deixadas por animais podemos conseguir informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida. E Com os seres humanos, acontece algo semelhante, pois quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra.

O que é Pegada Ecológica?

A expressão “Pegada ecológica” é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Refere-se à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. 

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por nós.

“A pegada ecológica das populações de Países industrializados é, em geral, maior do que as das populações de Países em desenvolvimento”

Como se calcula a Pegada Ecológica ?


Para calcular é necessário somar todos os componentes que podem causar impactos ambientais, tais como:

* área de energia fóssil (representa a área que deveríamos reservar para a absorção do CO2 que é libertado em excesso )

* terra arável (representa a área de terreno agrícola necessária para suprir as necessidades alimentícias da população)

* pastagens (representa a área necessária para criar o gado em condições minimamente "razoáveis")

* floresta (representa a área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos)

* área urbanizada (representa a área necessária para a construção de edifícios)


A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.



Calcule sua Pegada Ecológica clicando na imagem abaixo e escolha o Brasil como seu país para fazer o teste em Português.

Por: Guedes, F.L.

2 comentários:

  1. ok fiz o teste. Estou seriamente decepcionada comigo mesma :(.
    Preciso bolar um plano para mandar para reciclagem o lixo daqui de casa e consumir menos carne. São essas duas coisas que mais estão prejudicando "minha pegada". Quanto aos livros que compro todo mês, vou compensar de outra maneira o peso ecológico deles, mas não vou deixa de compra-los kkk.
    Um beijo Flávio
    - biólogo favorito ;]

    ResponderExcluir
  2. Minha pegada deu : Se todos vivessem como eu seria necessário uma capacidade de regeneração de 2,4 planetas por ano ! não gostei e vou mudar isso vlw brother !

    ResponderExcluir